Início » Coleções » Livros Digitais
Livros Digitais

Livros Digitais

Resultados da pesquisa

Material educativo de preparação para o parto - Parte 2

Clara Fróes de Oliveira Sanfelice, Thais Munhoz Bueno

Descrição

Trata-se da continuidade do Projeto de Iniciação Científica da aluna Thais, a qual já desenvolveu a parte 1 do material (já está catalogado) Neste momento, ela desenvolveu a parte 2 do projeto de pesquisa, que se trata de um material educativo, dividido em mais 4 capítulos, os quais abordam importantes aspectos da gestação e de preparação para o parto, para estimular uma gestação saudável e uma experiência de parto positiva.

Acessar Indicadores

Max Weber : uma introdução

Stephen Kalberg ; tradução: Vera Pereira

Descrição

Muito à frente de seu tempo, o sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) compreendeu cedo a necessidade de relativizar valores e crenças. Stephen Kalberg, um importante estudioso de Weber, apresenta uma introdução rica e matizada, mas ao mesmo tempo clara e sucinta, dos principais vetores, temas e problematizações do pensamento do sociólogo alemão. Com precisão, o autor articula o contexto intelectual no qual Weber estava inserido e com o qual dialogava, aspectos centrais de sua metodologia e seus principais temas de interesse e investigação. Oferece, assim, um balanço crítico do pensamento weberiano, mostrando sua atualidade na época e hoje, quase cem anos após a morte de Weber. O livro inclui: Cronologia da vida e obra de Weber; Glossário de conceitos; Extensa bibliografia, complementada com as principais edições de Weber no Brasil

Acessar Indicadores


Medicina, saúde e sociedade

Adib Jatene

Descrição

Medicina, Saúde e Sociedade' tem como autor o Professor Adib Jatene, líder inconteste da Medicina brasileira, a que se agrega ampla expressão internacional, notabilizada por suas inúmeras contribuições à cirurgia cardíaca, especialmente a cirurgia para transposição das grandes artérias e a correção de aneurismas. A par de sua atividade como médico, pesquisador e cientista, sobressai sua liderança como professor e administrador; um dos principais organizadores do Instituto Dante Pazzanese, e na Universidade de São Paulo (USP), diretor da Faculdade de Medicina, diretor do Instituto do Coração (InCor), seu professor emérito, além de ter exercido cargos de secretário de Saúde do Estado de São Paulo e ministro da Saúde no Governo Federal. Medicina, Saúde e Sociedade apresenta assuntos de grande interesse, tais como - criação de novas escolas médicas, carentes de estruturas físicas adequadas, para uma qualificação mínima do ensino; visão da Universidade como centro gerador de conhecimentos; visão hierárquica do corpo docente na Universidade, onde a liderança deve, necessariamente, ser do mérito, da inteligência e da produtividade. Muito oportuna, por sinal, em se considerando as discussões atuais sobre reforma universitária; concepção do hospital universitário como instituição de vanguarda da prática médica, da inovação tecnológica, do treinamento médico e da investigação clínica; análise do impacto dos avanços tecnológicos sobre a prática médica, ao se tratar dos novos métodos de diagnóstico e tratamento; e as pressões dele decorrentes sobre os médicos por parte da indústria de equipamentos/farmacêutica; discussão do modelo InCor de instituição, que tem por base a parceria entre a universidade estadual, o próprio governo do Estado e uma fundação particular, a Fundação Zerbini; e, idealização da CPMF, cuja finalidade financeira primariamente era a Saúde, depois desvirtuada

Acessar Indicadores

Memórias da educação física na escola: cartas de professoras

Eliana Ayoub

Descrição

E MEU CORPO ME MOVIMENTA PARA ESCREVER, MAS NÃO SÓ! Campinas, abril e maio de 2021. Caras Leitoras, Caros Leitores, Querida Nana… Não poderia me furtar, nesta carta prefacial, de dizer, para vocês leitoras e leitores, quantas foram as alegrias por ter sido escolhido para fazer a leitura deste livro da professora Eliana Ayoub, conhecida afetuosamente pelos colegas, amigas e amigos como Nana. Alegria que segue pelo trabalho em partilha em diversas instâncias universitárias, seja no contexto da Faculdade de Educação ou no âmbito da Comissão Permanente de Formação de professores ou no trabalho coletivo junto à equipe de coordenação institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (desde 2010) ou, mais recentemente, do Programa Residência Pedagógica (desde 2020). O título “Memórias da educação física na escola: cartas de professoras” já é uma primeira alegria, porque enseja não só dar a ver memórias de professoras – recolhidas em anos de incansável trabalho comprometido com a educação física escolar – como também, apresentado em forma de cartas, coloca-nos – seus leitores e suas leitoras – a imaginar e a remexer nossas próprias memórias em diálogo com os anos de movimentos corporais vividos no cotidiano de nossa vida escolar. Essa imaginação efusiva da Nana, comprometida com o trabalho formativo de professoras e professores, mais especialmente centrado nas professoras neste trabalho, tive o privilégio de acompanhar de perto. Nos diversos momentos em que ela, sentindo necessidade de uma conversa mais aprofundada, convidava-nos para um café da manhã ou um lanche da tarde (sim, ela conversou com muita gente para produzir esse maravilhoso trabalho!). E entre mordidas de biscoitos, uma reflexão dialogando com Bakhtin, Banyai, Barros, Benjamin, Bolle, Borges, Bozi, Bracht, Brasileiro e Burke (para ficar na letra B, entre literatos e acadêmicos) e goles de café e chá, íamos construindo aberturas outras para o trabalho com cartas no âmbito da formação de professores e nos contextos de pesquisa educacional. Essas boas conversas, diálogos aprofundados, respeitosamente constituídos na radicalidade alteritária, como nos ensina Bakhtin, possibilitaram que Nana, no diálogo com as cartas das professoras, agenciasse palavras e contrapalavras a produzirem um conhecimento científico eticamente comprometido e socialmente relevante, seja em relação às práticas corporais na escola ou nos processos de formação docente. Cada um dos capítulos-cartas, movimenta-nos de formas diferentes, fazendo-nos experimentar inúmeras práticas corporais vividas tanto nas diversas metodologias de ensino propostas no contexto da educação física na escola, como também passeia pela própria história da educação física em sua relação com as culturas corporais presentes em nossa sociedade brasileira, mas não só... Guilherme do Val Toledo Prado (amigo, leitor, professor da Faculdade de Educação da Unicamp, pesquisador do GEPEC [Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada], estudante de Bakhtin, pai da Manuela e do Felipe, esposo da Luciane e…)

Acessar Indicadores





Meninas perdidas : os populares e o cotidiano do amor no Rio de Janeiro da Belle Époque

Martha Abreu - Universidade Federal Fluminense

Descrição

Publicado em 1989, o livro Meninas Perdidas traz histórias de jovens mulheres dos setores populares da cidade do Rio de Janeiro, negras em sua maioria, entre 1904 e1911, um período chamado de Belle Époque. Essas histórias têm sempre o início marcado por uma ida à delegacia para o registro da queixa de defloramento. Com basenas alegações dessas jovens, nos depoimentos de seus familiares, testemunhas e acusados, bem como nos exames de corpo delito e nos processos criminais que foram instaurados, a autora analisa o cotidiano do amor dos setores populares, seus valores, costumes, sentimentos e comportamentos sexuais. Discute também os embates entre estas jovens e suas mães com o aparato judicial, que procurava implementar projetos de civilização e controle moral nas primeiras décadas da república, por meio da atuação de policiais, juristas, juízes, promotores e advogados.

Acessar Indicadores